Nome: Apolónia Maria Pereira Teixeira Ano nascimento: 1950 Local do registo: Barreiro Data do registo vídeo: 19-01-2022. Este Conteúdo (vídeo) foi elaborado e tem o apoio da memoriamedia.
Nasci numa pequena aldeia que se chama Parragil, (…), do concelho de Loulé. A minha origem: sou filha de pequenos comerciantes. Somos seis irmãos: três de um primeiro casamento de meu pai, os três de um segundo casamento. O meu pai era viúvo quando casou com a minha mãe. Eu sou do segundo casamento.
Apolónia Maria Alberto Pereira Teixeira
Nascida em 14/03/1950. Natural de Parragil, Loulé.
Licenciada em Sociologia e Pós-Graduação em Sociologia da Educação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Técnica Superior Principal do Ministério da Educação.
Chefe de Divisão de Intervenção Social na Camara Municipal do Barreiro de 2005 a dezembro de 2013.
É Presidente do Centro Social de Santo António, Barreiro desde setembro de 2016.
Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Santo António.
Presidente do Conselho Geral do Hospital N. Sra. do Rosário, Barreiro até finais de 2002 por despacho ministerial de 23 de malo 1996.
Foi deputada na Assembleia Municipal do Barreiro até ao ano de 2002 e no mesmo período membro da Assembleia Metropolitana de Lisboa.
Foi Deputada na Assembleia da República na VI e V legislaturas. Secretaria da mesa da Assembleia da República na V legislatura. Vice – Secretaria da mesa da Assembleia da República na V legislatura. Membro das seguintes comissões Permanentes: Trabalho, Segurança Social e Família, saúde. Educação, equipamento social, igualdade, Amizade Portugal/Brasil e Comissão de Inquérito ao acidente de camarate.
No período anterior ao 25 de abril de 1974
Foi Presa pela PIDE/DGS em 6 d e abril de 1974. Saiu em Liberdade da cadeia de Caxias em 24 de Abril de 1974.
Candidata nas Eleições de 1973 pelo MDP/CDE pelo Círculo de Setúbal de 1973.
Dirigente da Associação de Estudantes do instituto industrial de Lisboa eleita em 1974. (Pós 25 de Abril)
Representante dos alunos diurnos no primeiro Órgão de gestão democraticamente eleito em 1974.