25 Abril

2024

25 de abril Acontecimentos históricos no Barreiro

O Rádio Clube Português transmite o primeiro comunicado do MFA, às 4h26, lido por Joaquim Furtado, seguido de transmissão do Hino Nacional e das marchas militares de John Philip de Sousa. [audio mp3="https://barreiro50anos25abril.com/wp-content/uploads/2024/03/S639.mp3"][/audio]  

Dia 25 de abril, Saída de populares

mani-fdia-25-de-abril-CMB

25 de abril de 1974 Saída de populares á rua no dia 25 de abril de 1974 de apoio ao MFA, com concentração junto da CMB.

25 de abril comunicado à população

cineclube1974
14h 00m | O Movimento Democrático do Distrito de Setúbal, com sede no Barreiro, distribui o seguinte comunicado à população: "Vivemos momentos de grande importância política no país! O regime fascista que há cerca de 48 anos nos oprime, chegou ao fim derrubado pelo corajoso Movimento das Forças Armadas! O Movimento Democrático de Setúbal, não pode deixar de manifestar a sua adesão ao derrube do regime contra o qual tem vindo a lutar desde sempre, e que se caracterizava por defesa intransigente dos interesses dos monopólios com o consequente agravamento das condições de vida do Povo Português, traduzido pelo aumento galopante dos preços e pelo congelamento dos salários; manutenção de uma guerra contra os povos das colónias, onde milhares de jovens deixaram a sua vida e para cuja continuação a Nação é obrigada a despender perto de 50% das receitas do Estado em único e exclusivo interesse dos monopólios nacionais e estrangeiros; impedimento das mais elementares liberdades políticas e sindicais que se traduziram ao longo destes 48 anos em prisões, torturas e assassinatos de milhões de portugueses empenhados na luta pelas liberdades democráticas; e servil submissão ao imperialismo estrangeiro, explorador das riquezas da Nação.»  O Comunicado, destacando os objetivos do Movimento das Forças Armadas, e solidarizando-se com eles, termina pedindo à população que se mantenha atenta ao desenrolar dos acontecimentos e que reforce a organização do Movimento Democrático."

Dia 25 de Abril Concentração largo casal

cine-clube
No dia 25, 5ª feira, ao fim da tarde, no Largo do Casal, houve uma expressiva concentração popular.  

Dia 26 desfile pelas ruas do Barreiro

DiariodeLisboa_27Abr1974-barreiro-dia-26
No dia 26, 6ª feira, no Cine-Club teve lugar uma importante reunião. “Os corações batem forte. E agora? Que fazer? É urgente decidir. A multidão não cabe no Largo Casal. Inicia-se um desfile pelas ruas do Barreiro”. Alfredo Matos

Dia 26 Comício no Largo Casal

helder

Organizada pelo Movimento Democrático de Setúbal, com sede no Barreiro, reúnem-se no «Largo Casal» milhares de pessoas. Da varanda da Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense «Os Penicheiros» falaram à a multidão Hélder Madeira, Alfredo de Matos e outros que vitoriaram os soldados que libertaram a Pátria. Os oradores fizeram ainda votos para que todos os presos políticos fossem libertados o mais breve possível e para que o Povo português pudesse usufruir, finalmente, de um nível de vida suficiente para viver feliz.

Dia 26 Abril Telegrama à Junta de Salvação Nacional

telegrama
No dia 26, uma centena de democratas assinava um telegrama à Junta de Salvação Nacional, vitoriando a Revolução dos cravos e exigindo:   Libertação de todos os presos políticos e regresso dos exilados; Fim da guerra colonial e regresso dos soldados; Restabelecimento de todas as liberdades democráticas; Extinção da PIDE/DGS.

Dia 27 Abril concentração e comício no Parque, junto à Estátua

Barreiro-25-de-Abril233
Dia 27, sábado, concentração e comício no Parque, junto à Estátua. “Aí, foi realçado que estamos em hora de contentamento. Não estamos habituados a viver em liberdade. Ainda sentimos medo. Ainda desconfiamos.” Alfredo Matos

Dia 27 Abertura do 1º Centro de Trabalho do PCP

1-centro-de-trabalho-pcp
No dia 27 de Abril de 1974 Abertura do 1º centro de trabalho do Partido Comunista Português em Portugal, na Rua Eusébio Leão, no centro do Barreiro. abriu a primeira sede de um partido politico em Portugal. "NO BARREIRO SURGE O PRIMEIRO CENTRO DE TRABALHO "

Dia 30 de Abril Grande manifestação de trabalhadores e reunião dos sindicatos locais

reuniao-dos-sindicatos-dia-30-04-1974

No dia 30 de Abril, Grande manifestação de trabalhadores e reunião dos sindicatos locais, nos Penicheiros, para demonstrar o apoio ao Movimento das Forças Armadas, lutar pelo direito à greve, Sindicatos Livres e trabalho Igual salario Igual para Homens e Mulheres.

1º de Maio de 1974

DiariodeLisboa_2Mai1974-13
1º de Maio de 1974 Decretado Feriado Nacional  pela primeira vez em Portugal. Trabalhadores comemoram o 1º de maio em Liberdade! No Barreiro Realiza-se a maior manifestação de sempre! A  manifestação do 1º de Maio, o dia do Trabalhador.
error: Content is protected !!