8 – As Conquista de Abril

Desde 25 de Abril de 1974 até hoje, grandes vitórias foram alcançadas pelo povo português. Pôr em causa essas conquistas, como é atualmente objectivo das forças políticas de direita e extrema-direita, é pôr em causa a própria democracia.

Algumas das principais conquistas que hoje continuam a marcar o regime democrático português foram fruto do contexto social revolucionário entre 1974 e 1976. Não obstante os acontecimentos ocorridos a 25 de Novembro de 1975 que viriam mudar o curso da Revolução, as conquistas alcançadas pelo povo vieram a ser legitimadas na Constituição de 2 de Abril de 1976.

A primeira das conquistas da Revolução de Abril de 1974 foi a Liberdade, expressa no direito assumido e exercido espontaneamente através das manifestações de massas, como a do 1º de Maio de 1974.

Liberdade de expressão e pensamento e o fim da censura.

Institucionalização do Movimento das Forças Armadas (MFA) na Aliança Povo/MFA permitiu conduzir e consolidar a Revolução.

Reconhecimento do movimento popular de massas à livre associação em comissões de moradores, comissões de bairro, assembleias populares de povo que reuniram, decidiram e deitaram mãos à obra e construíram parques infantis, campos desportivos, espaços verdes, limpezas de logradouros, etc.

Direitos dos Trabalhadores: Organização sindical livre, contratação coletiva, direito à greve e intervenção na definição das condições de trabalho, etc.

Salário Mínimo Nacional, Direito a férias com Subsídio, Pensões Sociais. O estabelecimento do salário mínimo nacional e a melhoria das pensões sociais beneficiaram muitos trabalhadores e idosos.

Serviço Nacional de Saúde: O SNS foi uma das grandes conquistas da Revolução. Transformou profundamente o acesso à saúde em Portugal, garantindo assistência médica a todos os cidadãos, independentemente da sua condição financeira.

Eleições Livres: O 25 de Abril marcou o início da democracia em Portugal. As primeiras eleições livres para a assembleia da República foram realizadas em 1975.

Direitos de Família: Direito ao divórcio e alteração do regime do casamento católico.

Direito ao ensino: A taxa de analfabetismo no tempo da ditadura era elevada. A revolução democratizou a educação.

Autonomia das mulheres: A revolução contribuiu para a autonomia e afirmação das mulheres em diversos contextos que antes lhe eram vedados.

A Descolonização e o fim da Guerra Colonial. Foi uma grande conquista da nossa Revolução. A independência por parte dos povos outrora submetidos ao colonialismo português, foi uma grande vitória para esses povos.

As nacionalizações dos principais sectores produtivos estratégicos como a Banca, os seguros, os grandes grupos monopolistas industriais, os meios de comunicação e a Reforma Agrária no sul do País mudaram o curso da história e mudou a vida do povo trabalhador. Foram estas conquistas da revolução que desmantelaram as bases sócio-económicas que sustentavam o fascismo.

O Poder Local Democrático, garantindo a participação dos cidadãos na eleição dos seus representantes a nível local, em 1976.

A Constituição de 2 de Abril de 1976, que veio consagrar na legislação o sentido e o espírito do 25 de Abril.

Jovens das Coletividades, que participaram atividades desportivas 25 Abril
Jovens filhos de operários visitam a Quimigal
1975 - Comboio de Ferroviários de Apoio á Reforma Agraria
1975 – Comboio de Ferroviários de Apoio á Reforma Agraria
Comemorações no Barreiro da Nacionalização da CP
Plenário dos Trabalhadores da Quimigal
Manifestação de trabalhadores no dia 30 de abril 1974
Concelho de Moradores, organização de base das Comissões de Moradores do Barreiro, e Local de Alfabetização de Adultos.
CMB O Poder Local Democrático

1-Barreiro 50 Anos 25 de Abril

7-Acontecimentos históricos no barreiro

error: Content is protected !!