A inauguração da exposição “Barreiro 50 anos 25 de Abril”, ocorre na Sala Augusto Cabrita, nos “Penicheiros” no próximo dia 17 de abril, esta exposição estará aberta ao público de quinta a segunda-feira, a partir das 20 horas até ao fim do mês de Maio.
É um evento marcante que celebra um período significativo da história do Barreiro e Portugal, permitindo aprender mais sobre este capítulo da história do Barreiro, é também uma oportunidade para refletir sobre os 50 anos da Revolução dos Cravos, um movimento que não só derrubou um regime autoritário, mas também inaugurou uma nova era de liberdade e democracia em Portugal.
Através de fotografias, documentos, os visitantes podem mergulhar na história e experienciar o impacto cultural e social que este evento teve no país. É uma homenagem aos que lutaram pela liberdade e uma chance para as novas gerações compreenderem a importância da resistência e da luta pela democracia.
A exposição destaca a cronologia dos acontecimentos históricos no Barreiro, um período significativo, antes e depois da Revolução dos Cravos a 25 de abril, evento que marcou o início de uma série de manifestações nos dia 25, 26, 27, 30, e culminaram no dia 1 de Maio, onde milhares de barreirenses saíram á rua e se manifestaram, simbolizando a celebração da liberdade e o apoio ao Movimento das Forças Armadas.
Este evento é parte das comemorações populares dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, marco histórico da derrota do fascismo e da conquista da liberdade para o Barreiro e Portugal.