A União de Resistentes Antifascistas Portugueses – URAP – apresenta dia 14 de Abril 2024 às 15h na SIRB “Os Penicheiros” o livro ‘Cadeia de Caxias – a repressão fascista e a luta pela liberdade’.
Esta apresentação, que será uma das primeiras a nível nacional, insere-se no programa que a URAP está levar a efeito a partir do mês de Abril de 2024 em diferentes pontos do país e visa prestar homenagem e reconhecimento «às muitas vidas sacrificadas nas cadeias do fascismo» para qua a liberdade fosse possível.
No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril de 1974, data em que os Capitães de Abril iniciaram a Revolução dos Cravos a que o povo português aderiu em massa saindo para as ruas vitoriando a Liberdade, exigindo o fim do fascismo, a extinção da PIDE, o fim da guerra colonial, a abolição da censura e a libertação de todos os presos políticos, a URAP destaca a «defesa da memória, a persistente lembrança do sofrimento causado a milhares de presos políticos, aos seus familiares, amigos e companheiros».
Este livro representa a concretização de um longo trabalho da URAP, com anos de investigação nos arquivos da PIDE existentes no Arquivo Nacional/Torre do Tombo e dá corpo a um documento inédito, que conta com mais de 10.000 nomes de presos políticos, entre os quais muitos do Barreiro.
Também por isso, o livro constitui uma justa homenagem aos milhares de homens e mulheres que no Barreiro resistiram e lutaram durante 48 anos, para que fosse possível derrubar o fascismo. Foram muitos os barreirenses que pagaram com anos e anos de prisão, a conquista da liberdade que hoje vivemos.
O livro será apresentado por José Pedro Soares antigo preso político e Coordenador Nacional da URAP.
Segue-se um momento cultural com canções de Resistência por Sofia Lisboa e Zé Guedes (viola acústica) e poesia por Júlio Mesquita.
Estará patente a exposição “Barreiro 50 Anos 25 de Abril”.
A URAP conta com a presença de todos!
Dia 14 de Abril às 15h nos Penicheiros!
O Núcleo da URAP- Barreiro