4 | Abril | 6.ª Feira 21h 00 – Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro Aristides Sousa Mendes Resumo: Aristides de Sousa Mendes foi um diplomata de carreira que exerceu funções de Cônsul Geral de Portugal, no período de 1910 a 1941, em diversos países (Guiana Britânica – 1910; Zanzibar – 1911; Curitiba, Brasil –1918; S. Francisco, Estados Unidos da América – 1921; Vigo, Espanha – 1927; Antuérpia, Bélgica – 1929; e Bordéus; França – 1938/1940). Em Bordéus – França, altura em que foi suspenso das suas funções por, contrariando ordens recebidas de Salazar, passar passaportes e vistos a milhares pessoas refugiadas em países ocupados ou em via de ocupação pelas tropas nazis.
Não se sabe ao certo quantas pessoas foram salvas dos campos de morte de Hitler, pela coragem e abnegação de Aristides de Sousa Mendes, mas calcula-se que tenham sido mais de 30 000.
Duração:45‘ Público-alvo: maiores de 12 anos
Inf.: barreiro.accb@gmail.com
Entrada: gratuita. Organização:
Associação das Coletividades do Concelho do Barreiro (ACCB), União de Resistentes Antifascistas (URAP), Cine Clube do Barreiro (CCB), Grupo Desportivo Independente; Associação Africana do Barreiro; Associação de Proprietários e Moradores do Bairro da Quinta da Areia; SIRB – Os Penicheiros; CDIR 31 de Janeiro – Os Celtas, Grupo Desportivo e Cultural dos Casquilhos, Grupo Desportivo e Cultural “Estrela Negra”, Grupo Desportivo Estrelas Areenses; Grupo Recreativo da Quinta da Lomba; Futebol Clube Silveirense, entre outros.
Apoio: Câmara Municipal do Barreiro