A história das Comissões de Moradores no Barreiro remonta a 1974, quando surgem as primeiras e várias Comissões de Moradores dos Bairros e freguesias e criam o Conselho de Moradores do Barreiro.
O Conselho de Moradores do Barreiro, fruto da organização popular apos o 25 de Abril de 1974, englobando as várias Comissões de Bairro e de Moradores da Freguesia, tem como sua razão de ser e objetivo principal, lutar pelos interesses, anseios e necessidades mais sentidas da população do Barreiro. Consciente da valiosa experiência adquirida ao longo destes anos de atividade pelo contacto direto com os problemas locais.
Em 1976, a Freguesia do Barreiro, com cerca de 70.000 habitantes dos quais 34.000 eleitores encontrava-se dividida em 7 Bairros e alguns destes em comissões de moradores, coordenadas e interligada entre si pelo Conselho de Moradores cujo objetivo é a resolução dos problemas comuns, quer gerais, quer locais. Para qua toda a Freguesia consiga resolver as suas muitas carências.
O exemplo da comissão de moradores do bairro das Palmeiras que foi fundada em 1974 e desde então, tem sido uma das poucas Comissões de Moradores que permanece ativa até hoje.