O Barreiro foi um dos palcos privilegiados da revolução e da participação popular. Esta cidade industrial, situada na margem sul do rio Tejo, tinha uma forte tradição de luta operária e sindical. O Barreiro foi também um dos primeiros locais onde se formaram comissões de trabalhadores e de moradores, que reivindicavam melhores condições de vida e de trabalho. Fica aqui alguns registos onde o povo do Barreiro é protagonista.
AS ARMAS E O POVO
AS ARMAS E O POVO de colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica Portugal, 1974-1977 – 80 min | M/12 AS ARMAS E O POVO é o mais célebre filme da revolução portuguesa. Composto por material filmado durante a semana que mediou o 25 de Abril e o 1° de Maio de 1974, junta as grandes movimentações de massas aos discursos de Mário Soares e Álvaro Cunhal e a libertação dos pr°esos políticos às entrevistas de rua conduzidas pelo cineasta brasileiro Glauber Rocha. Assinado pelo Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, é um documento histórico inestimável, a partir de imagens captadas a quente por vários técnicos e realizadores portugueses, tendo a montagem ficado a cargo de Fernando Matos Silva e Monique Rutler, com trabalho de som de Alexandre Gonçalves. Obra incontornável do cinema militante europeu, é também um manifesto sobre a relação entre cinema e política, não apenas como mero difusor dos acontecimentos, mas sobretudo como participante ativo do ato revolucionário. Resultado de assinatura alargada entre a comunidade do cinema português da época e mostrando uma comunidade em processo revolucionário, AS ARMAS E O POVO é um título programado no eixo Liberdade mas um título no qual confluem os demais eixos e que dialoga diretamente com a retrospetiva “Fernando Matos Silva – O Cinema a Fazer a Realidade”.
Link – https://vimeo.com/41816088
Manifestação e reunião dos sindicatos do Barreiro
1974- Dia 30, Barreiro, manifestação e reunião dos sindicatos locais para demonstrar o apoio à Junta de Salvação Nacional.
Link – https://arquivos.rtp.pt/conteudos/manifestacao-e-reuniao-dos-sindicatos-do-barreiro/
Manifestação do 1º de Maio no Barreiro
1974- Barreiro, Manifestação comemorativa do 1º de Maio e Dia do Trabalhador, sendo a primeira vez que se comemora livremente em Portugal.
Link – https://arquivos.rtp.pt/conteudos/manifestacao-do-1o-de-maio-no-barreiro/
Reunião de ex-trabalhadores da CUF
1974- Barreiro, Sociedade de Cultura e Recreio “Os Penicheiros”, reunião de ex-empregados da CUF, Companhia de União Fabril, despedidos por terem participado nas greves de 1943 e 1947, com o objetivo de formar uma comissão que junto do Ministério do Trabalho lute pela salvaguarda dos seus direitos.
Link – https://arquivos.rtp.pt/conteudos/reuniao-de-ex-trabalhadores-da-cuf/
Supermercado cooperativo no Barreiro
1975- Barreiro, Comissão de Moradores do Bairro da Quinta da Lomba-Telha Nova organiza e promove, juntamente com a população, a inauguração de supermercado cooperativo e a realização de várias obras com o objetivo de melhorar os serviços disponíveis.
Link – https://arquivos.rtp.pt/conteudos/supermercado-cooperativo-no-barreiro/
Assembleia de reformados no Barreiro
1975- Barreiro, Sociedade Os Penicheiros, reformados do sul do país preparam caderno reivindicativo para ser apresentado ao governo com o objetivo de alcançar melhores condições de vida para a classe, incluindo um valor mínimo de reforma.
Link – https://arquivos.rtp.pt/conteudos/assembleia-de-reformados-no-barreiro/
Campanha de dinamização e esclarecimento do MFA na CUF
1975 – Barreiro, Movimento das Forças Armadas (MFA) promove e realiza Campanha de Dinamização Cultural e Ação Cívica junto dos trabalhadores da Companhia União Fabril (CUF).
Link – https://arquivos.rtp.pt/conteudos/campanha-de-dinamizacao-e-esclarecimento-do-mfa-na-cuf/
Plenário de Trabalhadores da C.U.F.
1975-11-01 Plenário de Trabalhadores da C.U.F. (Pavilhão da C.U.F.), no Barreiro.
Link – https://arquivos.rtp.pt/conteudos/plenario-de-trabalhadores-da-c-u-f/