Comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril no Barreiro
“Ao homenagear estes oito cidadãos do Barreiro, homenageamos todos os que lutaram pela Liberdade, pela Democracia e por mais direitos e melhores condições de vida” referiu o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, na inauguração da exposição “40 Anos do 25 de Abril”, ontem, 22 de abril, no Espaço J, localizado no Mercado 1º de Maio.
Sete dos oito homenageados, as vereadoras Sofia Martins, Regina Janeiro e Sónia Lobo marcaram presença nesta inauguração que resultou num momento único de convívio.
Esta mostra é composta por fotos de oito resistentes antifascistas, vivos, homenageados pela Câmara Municipal do Barreiro com o Galardão Resistência Antifascista – “Barreiro Reconhecido”, desde 1983 e seus dados biográficos. São, ainda, revelados alguns documentos, tais como artigos de jornal, alvo de censura, fotos de uma reunião da CDE (Comissão Democrática Eleitoral) e letras manuscritas das canções de Zeca Afonso “Por trás daquela janela” e “Na Rua António Maria”.
“São oito pessoas, oito cidadãos do Barreiro que decidimos homenagear com base nas suas fotos e no seu percurso de luta contra a repressão que sobre eles foi exercida pelo regime fascista”, referiu o Presidente da CMB. Adiantou, ainda, que “há muitos mais para além dos que foram presos e homenageados. No Barreiro, foi quase todo um povo a construir Abril”.
Recordamos os nomes dos homenageados:
» Maria da Conceição Rodrigues de Matos Abrantes – Barreiro Reconhecido 1987
» Alfredo Rodrigues de Matos – Barreiro Reconhecido 1993
» Daniel Cabrita – Barreiro Reconhecido 1994
» Libertino de Carvalho – Barreiro Reconhecido 1995
» Faustino Dionísio dos Reis – Barreiro Reconhecido 2001
» Francisco Rodrigues Lobo – Barreiro Reconhecido 2003
» Álvaro Monteiro – Barreiro Reconhecido 2009
» Joaquim da Palma Cadeireiro – Barreiro Reconhecido 2011
Carlos Humberto de Carvalho considera fundamental “relembrar e valorizar o que foi o 25 de Abril de há 40 anos, mas é preciso trazer para as memórias do presente o conteúdo da Revolução de Abril e isso é o grande desafio do povo português”.
“Exposição mais interativa”
A exposição “40 anos do 25 de Abril” promovida pela Câmara Municipal do Barreiro está, também, na rua e pretende ir ao encontro das pessoas e dar a conhecer alguns dos rostos de uma luta que alterou profundamente o nosso País, reforçando a forma como esta transformação foi registada, em 1976, na Constituição da República Portuguesa.
Este ano, segundo Carlos Humberto de Carvalho, a CMB decidiu fazer uma exposição “mais interativa, que saísse à rua”. A exposição é composta por um conjunto de painéis com as fotografias e dados biográficos dos referidos resistentes antifascistas, 11 artigos da Constituição Portuguesa que “considerámos que tinham mais relevância, há ali conteúdos de grande valor”. Fez, ainda, referência à publicação da Autarquia “Barreiro – Informação Municipal”, uma edição comemorativa dos 40 anos da Revolução de Abril e um outdoor com os nomes de 424 barreirenses presos e perseguidos pela PIDE.
Este ano, a CMB comemora três datas no Concelho, os 50 anos dos Jogos Juvenis do Barreiro, os 30 anos de Cidade e os 40 anos do 25 de Abril com um conjunto de iniciativas. Neste sentido, o Presidente anunciou que será, em breve, afixado um imenso painel com a imagem de crianças na fachada dos Paços do Concelho. “Ainda que seja uma fotografia antiga, é uma imagem de futuro, uma fotografia de alegria, de confiança para que seja possível construir uma sociedade mais justa e equitativa”, justifica Carlos Humberto de Carvalho.
Finalizou agradecendo a presença de todos e convidando-os a acompanhar as iniciativas da CMB, no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.
Relembramos que a Câmara Municipal do Barreiro e as freguesias do Concelho prepararam um vasto programa comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril. Até ao final do ano, estão previstas inúmeras atividades que celebram esta data emblemática.
Consulte Programa completo em http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/CFDA0406-14EE-4A67-89F5-AEE15D6C47E0/107750/programa_25_abril_DIGITAL_final_ALTERADO1.pdf
Hoje, Dia Mundial do Livro, pelas 21h30, tem lugar na Biblioteca Municipal do Barreiro (Auditório) o lançamento do Livro de Álvaro Cunhal: Ciclo de Conferências “Arte no fim do século”, numa organização da CMB e da Artesfera.
CMB 2014-04-23