No âmbito das comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril, a Câmara Municipal do Barreiro convida o vosso Órgão de Comunicação Social a acompanhar as inúmeras iniciativas que a Autarquia e as freguesias do Concelho prepararam para públicos de diferentes gerações.
HOJE, 22 de abril, pelas 18h30, será inaugurada a exposição “40 anos do 25 de Abril”, no Espaço J.
Até ao final do ano, estão previstas inúmeras atividades que celebram esta data emblemática.
Do programa destacamos:
“40 ANOS DO 25 DE ABRIL”
“40 anos do 25 de Abril”. Este é o mote para uma exposição promovida pela Câmara Municipal do Barreiro que quer ir ao encontro das pessoas e dar a conhecer alguns dos rostos de uma luta que transformou profundamente o nosso País, reforçando a forma como esta transformação foi registada, em 1976, na Constituição da República Portuguesa.
Entre fotografias de resistentes antifascistas, os nomes de alguns dos barreirenses presos e perseguidos pela PIDE, e vários artigos da Constituição da República Portuguesa, conquistas da “Revolução dos Cravos”, fundamentais para a construção da democracia portuguesa, movimentam-se numa exposição que saiu à rua.
HOJE, 22 de abril, pelas 18h30, será inaugurada a exposição “40 anos do 25 de Abril”, no Espaço J.
Esta será uma mostra de fotos de resistentes antifascistas homenageados pela Câmara Municipal do Barreiro com o Galardão Resistência Antifascista – “Barreiro Reconhecido”.
Disseram “não” a quem os perseguia e torturava, viveram na clandestinidade.
Mulheres e homens excecionais, entre tantos outros, que durante o Estado Novo sempre acreditaram e lutaram por um Portugal livre e democrático.
Consciente do seu valor, a Câmara Municipal do Barreiro, desde 1983, e todos os anos, homenageia-os na cerimónia “Barreiro Reconhecido” com o galardão “Resistência Antifascista”.
Este ano, comemoramos juntos os 40 anos do 25 de Abril através de uma mostra, no Espaço J e pelas ruas Concelho, na qual oito deles partilham as suas fotos e momentos determinantes na construção do Portugal de Abril, para que a memória não se apague.
Ei-los:
» Maria da Conceição Rodrigues de Matos Abrantes – Barreiro Reconhecido 1987
» Alfredo Rodrigues de Matos – Barreiro Reconhecido 1993
» Daniel Cabrita – Barreiro Reconhecido 1994
» Libertino de Carvalho – Barreiro Reconhecido 1995
» Faustino Dionísio dos Reis – Barreiro Reconhecido 2001
» Francisco Rodrigues Lobo – Barreiro Reconhecido 2003
» Álvaro Monteiro – Barreiro Reconhecido 2009
» Joaquim da Palma Cadeireiro – Barreiro Reconhecido 2011
Homenageados na Cerimónia Barreiro Reconhecido, com o galardão da “Resistência Antifascista”, infelizmente já falecidos que aqui recordamos:
Vitalina Machado; Maria Pinto Ferreira; Acácio José da Costa; Manuel Firmino; Francisco Inácio da Costa; Nicolau Lopes Caselas; Artílio Batista; Alfredo Rodrigues Xisto; Luzia de Oliveira Ramalho; Maria Domingas; António Ricardo Barbado; António Maria Marques; José Simões Salvador; Manuel Sobral; Augusto Alves Pedroso; Artur dos Santos Tavares; Florentino Alves Rodrigues; Fernando Blanqui Teixeira; Albertina Marques Teixeira; Vigílio Azevedo.
23 DE ABRIL | DIA MUNDIAL DO LIVRO
No dia 23 de abril, pelas 21h30, Dia Mundial do Livro, a Biblioteca recebe o lançamento do livro de Álvaro Cunhal: Ciclo de Conferências “Arte no fim do Século”, numa organização conjunta da CMB e da Artesfera.
O já tradicional Desfile da Liberdade tem lugar a 24 de abril, a partir das 21h00, entre a Avenida de Santa Maria e o Parque da Cidade. A festa continua aqui ao som da música de Fausto, a partir das 22h00. Após o concerto tem lugar a intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
25 DE ABRIL
No dia 25 de abril, a partir das 9h00, decorrem as atividades desportivas no Parque da Cidade.
O Hastear de Bandeiras está agendado da seguinte forma:
9h30 | Freguesia do Alto do Seixalinho (com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública)
9h30 | Freguesia do Lavradio (com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Sul e Sueste)
10h00 | Freguesia de St. André (com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública)
10h00| Freguesia em Coina (com a presença da Banda da União Recreativa de Cultura e Desporto de Coina)
10h30 | Freguesia de Santo António da Charneca (com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste)
10h30 | Freguesia da Verderena (com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários Corpo de Salvação Pública)
11h00 | Freguesia do Barreiro (com a presença da Banda Municipal do Barreiro)
11h00 | Freguesia em Palhais (com a presença do Terno de Clarins dos Fuzileiros)
11h30 | Paços do Concelho |Concerto com a Banda Municipal do Barreiro e Coral TAB
26 DE ABRIL
O Jantar Comemorativo do 25 de Abril tem lugar pelas 20h00, nos Bombeiros Voluntários de Sul e Sueste. Este momento especial de convívio resulta da organização das Juntas de Freguesia do Concelho e da Câmara Municipal do Barreiro.
Os ingressos estão à venda no Posto de Turismo, nas Juntas de Freguesia do Concelho e no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
Valor do ingresso: 12,00€
27 DE ABRIL
No dia 27 de abril, a partir das 16h00, tem lugar a Peça de Teatro Os Barrigas e os Magriços pelo Teatro Extremo, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
Público-alvo – M/6 | Duração – 20 min. | Número máximo de espectadores: 70 | Ingresso: 2,00€
Através de poderosas imagens, Álvaro Cunhal conta às crianças a luta travada pelos Magriços por uma vida liberta da opressão dos Barrigas, pela partilha justa dos meios de produção. A revolta dos Magriços levou ao derrube dos Barrigas em 25 de Abril de 1974.
De salientar que até 25 de maio está patente ao público a Exposição de Eduardo Gageiro “Abril/Maio 1974”, no Auditório Municipal Augusto Cabrita.
Esta exposição compreende fotografias, a preto e branco, obtidas entre os dias 25 de abril e 1 de maio de 1974 e publicadas no livro “LIBERDADE – Abril/Maio 1974”, editado em 2013, com a parceria da Câmara Municipal do Barreiro.
CMB 2014-04-22