Desde 25 de Abril de 1974 até hoje, grandes vitórias foram alcançadas pelo povo português. Pôr em causa essas conquistas, como é atualmente objectivo das forças políticas de direita e extrema-direita, é pôr em causa a própria democracia.
Algumas das principais conquistas que hoje continuam a marcar o regime democrático português foram fruto do contexto social revolucionário entre 1974 e 1976. Não obstante os acontecimentos ocorridos a 25 de Novembro de 1975 que viriam mudar o curso da Revolução, as conquistas alcançadas pelo povo vieram a ser legitimadas na Constituição de 2 de Abril de 1976.
A primeira das conquistas da Revolução de Abril de 1974 foi a Liberdade, expressa no direito assumido e exercido espontaneamente através das manifestações de massas, como a do 1º de Maio de 1974.
Liberdade de expressão e pensamento e o fim da censura.
Institucionalização do Movimento das Forças Armadas (MFA) na Aliança Povo/MFA permitiu conduzir e consolidar a Revolução.
Reconhecimento do movimento popular de massas à livre associação em comissões de moradores, comissões de bairro, assembleias populares de povo que reuniram, decidiram e deitaram mãos à obra e construíram parques infantis, campos desportivos, espaços verdes, limpezas de logradouros, etc.
Direitos dos Trabalhadores: Organização sindical livre, contratação coletiva, direito à greve e intervenção na definição das condições de trabalho, etc.
Salário Mínimo Nacional, Direito a férias com Subsídio, Pensões Sociais. O estabelecimento do salário mínimo nacional e a melhoria das pensões sociais beneficiaram muitos trabalhadores e idosos.
Serviço Nacional de Saúde: O SNS foi uma das grandes conquistas da Revolução. Transformou profundamente o acesso à saúde em Portugal, garantindo assistência médica a todos os cidadãos, independentemente da sua condição financeira.
Eleições Livres: O 25 de Abril marcou o início da democracia em Portugal. As primeiras eleições livres para a assembleia da República foram realizadas em 1975.
Direitos de Família: Direito ao divórcio e alteração do regime do casamento católico.
Direito ao ensino: A taxa de analfabetismo no tempo da ditadura era elevada. A revolução democratizou a educação.
Autonomia das mulheres: A revolução contribuiu para a autonomia e afirmação das mulheres em diversos contextos que antes lhe eram vedados.
A Descolonização e o fim da Guerra Colonial. Foi uma grande conquista da nossa Revolução. A independência por parte dos povos outrora submetidos ao colonialismo português, foi uma grande vitória para esses povos.
As nacionalizações dos principais sectores produtivos estratégicos como a Banca, os seguros, os grandes grupos monopolistas industriais, os meios de comunicação e a Reforma Agrária no sul do País mudaram o curso da história e mudou a vida do povo trabalhador. Foram estas conquistas da revolução que desmantelaram as bases sócio-económicas que sustentavam o fascismo.
O Poder Local Democrático, garantindo a participação dos cidadãos na eleição dos seus representantes a nível local, em 1976.
A Constituição de 2 de Abril de 1976, que veio consagrar na legislação o sentido e o espírito do 25 de Abril.