Fundado em 1958, o Cine Clube do Barreiro é uma associação coletiva, democrática e sem fins lucrativos, com objetivos culturais e éticos. Sua missão principal é promover o estudo e a projeção de filmes, contribuindo para o desenvolvimento da cultura cinematográfica em vertentes como cinema experimental, infantil, educativo e didático.
A primeira direção foi eleita em 22 de junho de 1960, com Vicente Augusto Bolina como presidente. A sua atividade oficial iniciou-se em 29 de janeiro de 1960 com a exibição do filme Humberto D, de Vittorio de Sica, no Cinema Teatro Casa dos Ferroviários, acompanhado por um comentário do escritor José Cardoso Pires.
Em 1967, o CCB mudou para uma nova sede na mesma rua no Nº111-A, junto ao Largo do Casal, um espaço central na vila do Barreiro, que se tornou um ponto de encontro para debates e intercâmbio de ideias. Após o 25 de Abril de 1974, os estatutos foram atualizados e um regulamento interno foi criado, aprovado em Assembleia Geral em 24 de dezembro de 1983, para se adequar à nova realidade sociopolítica.
Durante as décadas de 1960 e 1970, o CCB produziu boletins informativos que divulgavam a programação e análises dos filmes exibidos. Hoje, o CCB mantém um papel relevante na promoção da vida cultural e associativa, desenvolvendo projetos alinhados com os objetivos originais da instituição.
fotografias de 1977 ou 1978, no contexto de entrevista do Jornal da Terra ao CCB,
Fonte: Guia documental do arquivo do Cine Clube do Barreiro, CMB.
http://memoriaefuturo.cm-barreiro.pt/…/Caderno_4_._Espo…#barreiro#cine#clube do #barreiro